Construí este espaço para celebrar minhas "expedições" pelas terras da Bahia...
Conhecer essa terra não é só um prazer e um aprendizado...é um dever...


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Faculdade de Medicina da Bahia

O prédio da Faculdade de Medicina é um dos mais belos e imponentes do Centro Histórico de Salvador e integra o conjunto arquitetônico do Pelourinho, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Criada em 1808, pelo príncipe-regente de Portugal, Dom João VI, a faculdade começou a funcionar com o nome de Escola de Cirurgia da Bahia, ocupando o prédio do então Hospital Real Militar (sede do antigo Colégio dos Jesuítas). A escola foi posteriormente transformada em Academia Médico-Cirúrgica, até ganhar a denominação de Faculdade de Medicina da Bahia, em 1832.
Ao longo da sua história, a instituição exerceu grande influência na política e sociedade brasileiras, sem falar na sua forte contribuição para o desenvolvimento da ciência médica e dos primeiros experimentos e pesquisas do País nas áreas de doenças tropicais, medicina legal, antropologia e psiquiatria. Entre os nomes ilustres que passaram pela Faculdade de Medicina, destacam-se Nina Rodrigues, Juliano Moreira, Afrânio Peixoto, Alfredo Britto, Gonçalo Muniz, Carlos Chagas, Oscar Freire, Manuel Vitorino, Prado Valadares, Martagão Gesteira e Pirajá da Silva. Desde a sua fundação, já graduou 11.350 médicos da Bahia e dos demais estados brasileiros.
Atualmente está em processo de restauração e revitalização através do Projeto de Restauração do Complexo Monumental da Faculdade de Medicina.
Essa parte de nossa história e toda sua imponência está bem perto de nós baianos...ali, no terreiro onde vamos a barzinhos exóticos e de onde descemos para conhecer as famosas ladeiras do "Pelô"...

2 comentários:

  1. Fantástica ideia, Renatinha...
    É papel dos historiadores jovens e comprometidos como você, divulgar a história de instituições como esta, que se confunde com a própria história da nossa terra, para que a Internet cumpra a missão fundamental de levar conhecimento às pessoas.
    Vá em frente e que nos juntemos a você para fortalecê-la nesta iniciativa, divulgando mais um espaço de cultura.
    Guacira (gpoetica.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que esse espaço tenha atraido a atenção de uma pessoa como você...de olhar tão apurado para leitura, escrita, arte...
    Me sinto lisonjeada...

    ResponderExcluir