Construí este espaço para celebrar minhas "expedições" pelas terras da Bahia...
Conhecer essa terra não é só um prazer e um aprendizado...é um dever...


sexta-feira, 26 de março de 2010

Viajem I : Cachoeira/São Félix (Recôncavo)

Tombada pelo IPHAN em 1971, passou a ser "Cidade Monumento Nacional" e depois de Salvador, reúne o mais importante acervo arquitetônico do estilo Barroco na Bahia.
Alguns de seus ricos prédios: Santa Casa(1734), Capela de Santa Bárbara e Chafariz Imperial(1827), Igreja da Oredm Terceira do Carmo(1724), Matriz Nossa Senhora do Rosário, Sobrado da Irmandade da Boa Morte etc.
Foi em Cachoreira, que no século XIX se formou um dos primeiros movimentos em prol da Independência do Brasil. A cidade foi capital da Bahia independente durante 16 meses, assim como em 1837, durante a Revolta da Sabinada.
Cachoeira é também, palco de uma das principais manifestações do sincretismo religoso: a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, realizada no mês de Agosto. E também do Samba de Roda, considerado "Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade" pela UNESCO.
São Félix: região inicialmente habitada por índios Tupinambás, sua primiera povoação ("homem branco"), se chamou Freguesia Nossa Senhora do Desterro Outeiro Redondo; mais tarde, Freguesia de Senhor Deus Menino de São Félix, origem da cidade.
Abrigou a mais antiga fábrica de charutos do Brasil(criada em 1837 e hoje uma multinacionaL), hoje Centro Cultural Dannemann. No Centro é possível acompanhar uma parte do processo da fabricação dos charutos, que é feito de forma artesanal e pode levar até 30 dias(entre montagem, secagem e acabemento). Sua qualidade é igualada aos cubanos.
Cachoeira e São Félix são separadas pela ponte de ferro(rodoferroviária), construida por ingleses e inaugurada por D.Pedro II em 1859.
É incrível pensar, que tudo isso está tão perto de nós...passamos por essas estradas procurando lugares distantes e não pecebemos que aqui, do nosso lado temos um Patrimônio como esse...

2 comentários:

  1. NOSSA!!
    ESTOOU ENCANTADA EM REVER ESSA MARAVILHOSA CIDADE MESMO QUE POR FOTOS. AMEI, E CONCORDO PLENAMENTE O QUE VC DISSE: TEMOS BELISSIMASMARAVILHAS TÃO PERTO DE NÓS E COSTUMAMOS A VALORIZAR O QUE É TÃO DISTANTE.
    PARABÉNS!! AMEI O BLOG E AS FOTOS FOI MUITO BOM VER COM A IGREJA MATRIZ FICOU TÃO BELA.
    BEIJOS E SUCESSO!!!
    GIRLANE TELES
    BARROCAS

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Obrigada por visitar o blog...minha intensão ao criar esse blog é justamente de valorizar o que nossa terra tem de melhor!!!!

    ResponderExcluir